domingo, 4 de abril de 2010

Meio de transporte.

Uma reflexão feita durante uma aula de ambiental e urbana com relação ao transito dizia respeito à relação existente entre as pessoas na qual a atitude de uma causa influencia sobre outra. Exemplo aplicado ao tema do blog é o ciclo virtuoso e vicioso que se cria a partir de determinadas ações.

Uma vez que mais de um indivíduo da sociedade opta por utilizar um veiculo particular, o contingente de carros circulando aumenta com isso implica diretamente no transito que fica lento em horários de pico, com isso a circulação do transporte público se compromete, causando aumentos nos valores das passagens, devido ao alto custo com combustível manutenção entre outros, sem contar o desconforto de enfrentar um ambiente lotado, atraso, que por sua vez estimula cada vez mais pessoas a utilizarem o meio de transporte particular devido ao conforto que esse proporciona, aumentando o número de carros nas ruas, aumento do trânsito, desconforto no transporte coletivo, em um perfeito ciclo vicioso.

Em contra partida a essa visão podemos imaginar que uma vez que mais pessoas utilizem o transporte público menor será o número de veículos circulando na cidade, assim menor será o transito, melhorando a qualidade e diminuindo os preços do transporte público que influenciará cada vez mais pessoas de utilizarem este meio de locomoção, em um ciclo virtuoso.

Uma forma de visualizar essa idéia é observando a imagem a seguir na qual são dispostas em diferentes meios de transportes mostrando o espaço físico que cada um deles ocupa, uma mesma quantidade de pessoas. Da esquerda para a direita o automóvel com um ocupante em cada um, um ônibus, e bicicletas.





















Com isso é facil perceber que o uso do transporte coletivo é vantajoso por diversos aspectos como por exemplo com relação ao meio ambiente que sofre menos impacto pela emissão de monóxido de carbono, outro exemplo, bem evidente na foto, é o fato de beneficiar a população como um todo afinal o individualismo é deixado de lado para se buscar o bem comum em um ciclo virtuoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário