domingo, 11 de abril de 2010

Um apanhado geral!

Até o momento, coletamos alguns dados interessantes sobre o trânsito. Primeiro, pode-se observar um grande crescimento da frota de veículos, que não acompanhada pelo crescimento das ruas e avenidas vem causando grandes congestionamentos.
Mas por que a frota tem crescido violentamente nas últimas décadas?
O carro deixou de ser um objeto de status. Hoje em dia você pode comprar facilmente um carro em 58 mil vezes em prestações de 1 real sem juros. Brincadeiras a parte, isso tem facilitado a compra de carros individuais, e quando observamos as imagens em baixo, já postadas nesse blog anteriormente, vemos o porquê das pessoas num geral preferirem o conforto de um carro a andar num transporte público.



Porém, os congestionamentos causam grandes prejuízos ao transporte público. Gastos com combustíveis e manutenção provocam o aumento de passagens, que somado ao fato de ter que enfrentá-lo lotado faz com que muitos de nós prefiram usar um carro particular. Porém, se a frota de carro diminuísse os gastos com o transporte público seriam menores e poderia até mesmo aumentar a sua quantidade.



Outro ponto a se considerar é o da violência no trânsito. Alguns assaltantes se aproveitam do congestionamento para assaltar os motoristas. A violência no trânsito tem sido tão grande que o numero de mortes em decorrência de acidentes superou o numero de mortes por homicídio. Como foi dito, seria um bom índice se isso representasse a redução do numero de mortes por homicídio, mas representa o aumento do numero de mortes por acidente.
Em países em desenvolvimento como o Brasil, o número de acidentes graves vem crescendo, diferentemente dos países desenvolvidos, onde esse número vem diminuindo. Isso se deve muito a fatores como educação no trânsito e qualidade e segurança das nossas vias.
Sobre a qualidade das nossas vias, observamos que o buraco se faz muito presente em nossas vidas. Existem alternativas de asfalto (chamado asfalto permeável) que ajuda na prevenção do aparecimento de buracos e beneficia também o meio ambiente por ser feito através de borracha de pneus velhos. Porém esse asfalto é cerca de 15% mais caro que o convencional.

Possíveis soluções:

Vemos também que já existem algumas soluções para o transito. A própria alternativa para o asfalto comercial é uma delas.
Em 2014 o Brasil será sede da copa do mundo. Grandes investimentos estão sendofeitos na área de transportes. Se tudo o que foi prometido se cumprir, teremos uma melhora na eficiência e qualidade do transporte público em São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Haverá uma expansão da marginal Tietê. O rodoanel promete estar pronto até lá também. Existe a possibilidade também de, pasmem, um trem-bala ligando as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o investimento em transporte público temos a alternativa do monotrilho, que diferente dos demais não exige que moradores sejam retirados de suas casas e, diferentemente dos corredores de ônibus, o trânsito não interfere em sua velocidade. Porém alguns o criticam por considerá-lo uma poluição visual e pela sua dificuldade operacional.
Pode-se ver que a solução mais adequada é encontrar uma maneira de fazer com que a população em geral troque o transporte particular pelo público. Para isso seriam necessários investimentos enormes no transporte público para gerar aquilo que a população só encontra em seu carro particular.
Por enquanto é só, estamos abertos a sugestões e idéias para o nosso projeto. Por favor, comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário