Lendo o post da professora (http://estruturaedinamicasocial.blogspot.com/2010/03/conceito-de-ethos-se-relaciona-com-os.html) em seu blog, fiquei com vontade de discutir um pouco a ética no trânsito.
Estamos acostumados a criticar as atitudes dos outros no trânsito. Mas existe uma ética padrão a se seguir? Ao julgarmos as atitudes dos outros, pensamos nas nossas atitudes?
Por exemplo, misturar álcool e direção, além de crime, é algo totalmente imprudente. Coloca em risco não só a vida de quem está dirigindo como a de muitas outras pessoas. Sabemos que é errado, condenamos casos em que isso gera acidentes, mas nos deparamos muitas vezes fazendo ou permitindo que conhecidos nossos o façam...
Na auto-escola aprendemos o que se pode ou não fazer no trânsito.
Um hábito muito comum de grande parte da população é desfazer-se de objetos pela janela do carro, vale lembrar que isso é infração de natureza média e sua multa tem um valor de R$85,13.
A lei também determina que deve haver cordialidade entre carros e caminhões. Um dos itens do artigo 29 do CTB diz o seguinte: “Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas no artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”.
Pelo artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações: I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes; II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
Esses são alguns dos exemplos clássicos de “hábitos” totalmente errados a que estamos acostumados.
Todos já vimos alguém atirar algo pela janela do carro ou fazer uso indiscriminado da buzina.
Ao julgarmos o outro, independente de QUAL seja a atitude, devemos parar para pensar se não estamos nós também cometendo infrações.
Em minha opinião, se cada um se preocupasse em seguir o que é determinado pela lei e tentasse manter os bons costumes no trânsito ao invés de julgar o motorista do carro ao lado haveria uma enorme mudança na relação entre os motoristas.
Leia mais sobre o assunto nos sites:
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1080258-9658,00-TIRE+DUVIDAS+SOBRE+A+ETICA+NO+TRANSITO.html
http://www.transitobrasil.com.br/asp/noticia.asp?codigo=4376
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1030466-9658,00-DIRIGIR+DESCALCO+E+PROIBIDO+TIRE+DUVIDAS+SOBRE+O+CODIGO+DE+TRANSITO.html
quarta-feira, 31 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário