Como todos já devem saber em 2014 o Brasil será sede da Copa do Mundo FIFA. Para realizar este evento serão necessárias melhorias nos transportes e vias públicas das cidades. Em São Paulo estão previstas diversas obras que prometem melhorar a mobilidade dentro da cidade, dentre elas estão:
— Expansão SP: promete melhorar a eficiência e qualidade dos serviços do transporte publico nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Para realização deste plano de expansão estão previstos mais de R$ 21 bilhões.
— Nova Marginal Tietê: a expansão da Marginal Tietê diminuirá o tempo das viagens em cerca de 35 %. Previsão de conclusão da obra: 2010.
— Construção do Expresso Aeroporto: a linha de trem que terá 28 km de extensão ligará o centro de São Paulo ao aeroporto de Cumbica. Tempo previsto de viagem: 20 minutos. Previsão para estar em operação: 2012.
— Avenida perimetral sul: via paralela à Avenida Giovanni Gronchi, ligará o estádio do Morumbi à ponte João Dias na Marginal Pinheiros, seu objetivo é evitar o congestionamento na região em dias de jogos. Previsão de conclusão da obra: 2013.
— Rodoanel: irá conectar as 10 principais rodovias que chegam à capital paulista. Um de seus objetivos é fazer com que os caminhões não tenham que atravessar a cidade de São Paulo. Previsão de conclusão da obra: 2014.
— Trem-bala: trem de alta velocidade que fará ligação entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Tempo previsto de viagem: 1 hora e 33 minutos. Previsão para estar em operação: 2014.
Essas obras prometem melhorar a locomoção em São Paulo, mas como já foi dito pela Natália: “Será que mesmo com melhoras no transporte urbano, as pessoas terão a iniciativa de abrir mão do conforto de se locomover com seu próprio carro?”
Fontes:
http://portalexame.abril.com.br/economia/tres-obras-copa-ja-comecaram-sair-papel-421282.html
http://www.expansao.sp.gov.br/oprojeto.php
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=201730&c=561
Para ajudar, vou colocar aqui um conceito discutido na semana passada: cultura.
ResponderExcluirCultura não é apenas o modo de vida de um grupo, suas crenças, seus costumes, sua forma de organização. Cultura é a forma como os sujeitos e grupos atribuem significados aos acontecimentos reais e imaginários, aos objetos, a tudo o que os rodeia. (Clifford Geertz, vide textos dele no site indicado da prof. Keila) As culturas não são puras e isoladas, elas se misturam, se hibridizam, criam novas culturas em processos interculturais (Nestor Garcia Canclini, vide posts sobre ele no blog EDS). Um caminho para o grupo é pesquisar como sujeitos de um mesmo grupo ou de grupos diferentes atribuem significados aos problemas e soluções para o trânsito, por exemplo. Como o Alexandre disse, no blog de cultura e globalização, o que interessa é ressaltar perspectivas diferentes, pontos de vista que nem sempre são óbvios ou que todos aceitam. Para alguns, os problemas do trânsito se resolvem com um carro novo, gasolina à vontade, excelentes estradas com pedágios; para outros se resolveriam com transporte público, alternativo, rodízio. Todos esses pontos de vista - mesmo que eu ou cada um de vocês defendam mais um do que outro, defendam um e pratiquem o outro, nao defendam nenhum - fazem parte da estrutura e da dinâmica social e precisam ser reconhecidos para que se perceba a complexidade do real. E isso é importante para que vocês tenham outras visões menos simplificadas ou "quadradas" sobre as práticas acadêmicas e profissionais de vocês! Tudo o que foi levantado pode ser mapeado. Todas as perguntas feitas não precisam ser respondidas por um projeto. Mas um projeto pode e deve saber fazer muitas perguntas, muitas críticas, muitas desconstruções e, quem sabe, apontar alguma possibilidade de intervenção que possa ser aceita e implantada por um ou outro grupo que tenha poder para fazer isso na estrutura e na dinâmica social no qual está inserido. E agora? Ajudou ou complicou mais? Bom trabalho... bjs