quinta-feira, 25 de março de 2010

A segurança no trânsito

Em 2002 foi feito um debate na Radio USP,onde a DRª Júlia Maria D' Andréa Greve médica ortopedista HC- USP, o professor de filosofia José Aparecido da Silva e o tenente Arnaldo Theodosio Pasetti um assistente de fiscalização do detran debateram assuntos polêmicos e importantes a respeito das causas dos acidentes e suas consequências. Mostraram dados importantes tais como :Em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, os acidentes fatais de transito são crescentes, enquanto em países desenvolvidos é o contrario.
Falaram também sobre o uso de aparelhos telefônicos enquanto se dirige. Em uma pesquisa feita pelo professor José Aparecido da Silva foi comprovado que o uso de qualquer maneira do celular, incluindo viva voz, aumenta as chances de que um acidente aconteça. E que falar com um passageiro dentro do carro, escutar música ou até mesmo ler painéis publicitários enquanto se dirige não equivale ao mesmo que falar no telefone. Já existe a lei que proíbe o condutor do carro de falar no celular, porém ainda não foi feita uma lei que exclua todas as maneiras de se falar ao telefone, inclusive a do viva voz, pois ela oferece o mesmo perigo que falar normalmente ao aparelho.
Foi constatado que chegam cerca de 600 acidentados por dia no HC na capital Paulista e que desses 600, 200 são considerados graves onde as pessoas tem que ficar tempo internada e demora até que aconteça a recuperação. Com isso o Brasil tem gastado cerca de 10 milhões de reais por ano na assistência das vitimas de transito, dinheiro que poderia ser mais bem empregado em outras áreas.
http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2002/jusp615/pag0809.htm#topo
Já em 2007 o Brasil teve um gasto de cerca de 28 bilhões de reais com transito como diz a reportagem da globo: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,AA1635328-9356,00ACIDENTES+DE+TRANSITO+NO+BRASIL+DAO+PREJUIZO+ANUAL+DE+R+BILHOES.html

Existem muitas maneiras de tentar diminuir os acidentes, que a maioria de acidentes são causados por falha humana. Uma das maneiras que tem sido muito usada em outros países é a publicidade. A Inglaterra alguns anos atrás fez uma campanha sobre o uso do celular enquanto se dirige, principalmente o ato de mandar mensagens, já que eles constataram que esse ato entre os jovens era corriqueiro. Assista ao vídeo da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=GfPemyP_wFs

Nenhum comentário:

Postar um comentário